quinta-feira, 27 de março de 2008

"Trânsito na veia"

Seminário Temático 3- 1ª postagem .



Para início dos trabalhos neste blog foi escolhida a matéria "Trânsito na veia", veiculada no jornal Folha de São Paulo, edição de 13.03.2008, caderno Equilíbrio e da autoria de Iara Biderman. A reportagem trata, em resumo, dos efeitos nocivos que o excesso de trânsito e congestionamentos prolongados e constantes podem causar no organismo dos motoristas.A reportagem é genérica ao espelhar estes efeitos nos motoristas, seu foco de atenção não é a classe de profissionais que atuam no trânsito, o que é o escopo deste trabalho, mas destaca com bastante ênfase o depoimento de um motorista profissional de transporte escolar, sua rotina de trabalho e os sintomas apresentados por este trabalhador, que são semelhantes e repetidamente citados por outros profissionais do trânsito, fato este que permite extender, se não para todos, para a maioria dos trabalhadores do setor o exemplo listado na matéria.Ao longo da reportagem são citados também os sintomas mais comuns, tais como: fadiga, problemas articulares, stress prolongado, irritação nos olhos, tendinites, gastrites, problemas auriculares e efeitos decorrentes da poluição atmosférica entre outros.

A autora da reportagem tem um posicionamento imparcial e elucidativo em relação ao assunto, limitando-se a transcrever os depoimentos dos entrevistados, entremeando com explicações médicas dos sintomas. Não se pode verificar divergências com outras matérias sobre o mesmo assunto, uma vez que há um consenso forte sobre os efeitos que uma exposição prolongada um trânsito caótico e sem previsão de melhoria em curto prazo pode acarretar nos seres humanos. A relação do texto jornalístico com a Administração se dá na constatação do desperdício de horas de trabalho consumidas em engarrafamentos e principalmente no tocante aos problemas de saúde que acometem a esta categoria profissional, que impactam diretamente ao gerenciamento de recursos humanos das empresas. As pressões crescentes por cumprimento de prazos dividida por um aumento gradual do tempo dispendido nos deslocamentos, principalmente se levarmos em conta que, apesar da matéria estar concentrada no trânsito do município de São Paulo, a situação demonstrada em outras grandes áreas metropolitanas mostra uma situação preocupante também, o que certamente atinge os motoristas de carga que circulam pelas estradas,cada vez mais parecidas com simples avenidas dentro do perímetro urbano. O crescimento econômico do país, tão esperado por toda uma geração, ao permitir um crescimento da renda distribuído de forma mais igualitária, o que parece estar acontecendo, implica num crescimento acelerado na venda de veículos novos, e seu lado mais perverso, ou seja, a crise do trânsito que vemos com destaque na mídia em horário nobre, e o reflexo na qualidade de vida dos habitantes e nos trabalhadores do trânsito.

Um comentário:

cristina disse...

Acabo de ler este interessantíssimo blog cujo tema:"Trânsito na veia", me despertou a atenção, pois se trata de um tema bastante atual e de proporções alarmantes.
Gostei da forma como todo o conteúdo foi bem conduzido. O "resumo" contém todas as etapas essenciais para uma boa compreensão, tais como: o tema da matéria, abrangeu os principais argumentos do autor, relatou fatos e informações que foram muito importantes para entendermos e acompanharmos a argumentação do autor da matéria e a conclusão foi de extenção apropriada, arrematando bem o assunto.
Logo em seguida, foi feita uma "análise crítica" o que também gostei, pois ficou evidente o que leríamos a seguir. Durante a análise os argumentos foram bem exclarecedores quanto ao posicionamento do autor, a relação bem contextualizada desta matéria com outras apresentadas sobre o mesmo tema e foi muito proveitosa a exposição da relação bem como da importância do tema para a Administração, sendo claro e objetivo nas palavras.
Tudo isso contribuiu para que aquele que acessar este blog, tenha assim como eu o prazer de lê-lo. Pois foi esta a sensação que tive e só posso por isso tecer elogios.

Maria Cristina da Silva Santos - aluna do Adm.Ead, turma 12